quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Não tem dado muito bom resultado pensar na minha vida. Ponho-me a pensar em tudo, num instante faço uma viagem alucinante pelos meus últimos três anos. Tenho saudades de algumas coisas (e pessoas) que perdi, sinto falta dos meus rituais quotidianos que me faziam sentir viva e capaz de aproveitar a vida. Questiono-me acerca da vivacidade que se transformou em algo mais calmo, não tão impulsivo. Assisto à possibilidade de mudanças repentinas, que procuro continuamente mas, que me trazem medo como acréscimo. Medo daquilo que não conheço, daquilo que poderá ser, das consequências das minhas decisões, tomadas por vezes no próprio instante. Até que ponto me consigo identificar nesta corda bamba entre a tendência do comodismo e conformismo de uma vida regular e uma incessante vontade de procurar sempre algo novo, que me faça sentir que aprendi mais um pouco, que cresci mais um pouco.

Tenho certezas de algumas coisas. No entanto, é tudo tão vulnerável às transformações das minhas decisões que fico receosa. Espero e tento sempre que acha evolução mas quando chega à hora e me deparo com a mudança necessito de parar. Assusto-me. Receio.

Recordo o que fui, sinto-me grata por todas as recordações que guardo. Contudo também tenho momentos em que apenas gostava de presenciar aquilo que vivi, aquilo que senti. Ao longo do tempo, vou ganhando a consciência de que há coisas que só se vivem uma vez na vida...e mesmo que tenhamos a oportunidade de vivê-las mais uma vez, passar pela experiência de novo...nada é igual. Os sentimentos mudam, as pessoas tornam-se diferentes e aqueles que julgámos eternos ontem hoje já não o são...

E é tudo isto que, por vezes, me paralisa e me faz tentar não parar e pensar na vida, de modo a não sucumbir às incertezas e apenas esperar que as opções tomadas sejam as mais correctas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Graças a um amigo há um tempo atrás me apresentar a religião hindu, conheci o Deus krishna e a missão Hare Krishna , a partir daí me tornei devota. Eu achei muito interessante para publicar aqui uma passagem do Gita entre Krishna e Arjuna.
O Conhecimento Mais Confidencial
o SENHOR SUPREMO DISSE:

01MEU QUERIDO ARJUNA, PORQUE VOCÊ NUNCA ME INVEJA, EU COMUNICAREI A VOCÊ ESTA SABEDORIA QUE É A MAIS SECRETA, CONHECENDO A QUAL VOCÊ SE ALIVIARÁ DAS MISÉRIAS DA EXISTÊNCIA MATERIAL.

02ESTE CONHECIMENTO É O REI DA EDUCAÇÃO, O MAIS SECRETO DE TODOS OS SEGREDOS. É O CONHECIMENTO MAIS PURO, E POR DAR DIRETA PERCEPÇÃO DO EU ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO, É A PERFEIÇÃO DA RELIGIÃO. ELE É ETERNO E SE EXECUTA ALEGREMENTE.

03AQUELES QUE NÃO TÊM FÉ NO CAMINHO DO SERVIÇO DEVOCIONAL NÃO PODEM ME ALCANÇAR, Ó CONQUISTADOR DOS INIMIGOS, MAS VOLTAM AO NASCIMENTO E À MORTE NESTE MUNDO MATERIAL.

04 EM MINHA FORMA IMANIFESTA EU PENETRO TODO ESTE UNIVERSO. TODOS OS SERES ESTÃO EM MIM, MAS EU NÃO ESTOU NELES.

05E AINDA ASSIM, TUDO QUE É CRIADO NÃO REPOUSA EM MIM. EIS AQUI MINHA OPULÊNCIA MÍSTICA! EMBORA EU SEJA O MANTENEDOR DE TODAS AS ENTIDADES VIVAS, E EMBORA EU ESTEJA EM TODA PARTE , MESMO ASSIM O MEU EU É A FONTE MESMA DA CRIAÇÃO.

06ASSIM COMO O VENTO PODEROSO, QUE SOPRA EM TODA PARTE , SEMPRE PERMANECE NO ESPAÇO ETÉREO, SAIBA QUE DO MESMO MODO TODOS OS SERES REPOUSAM EM MIM.

07Ó FILHO DE KUNTI, AO FINAL DO MILÊNIO TODA MANIFESTAÇÃO MATERIAL ENTRA EM MINHA NATUREZA , E NO COMEÇO DO OUTRO MILÊNIO, ATRAVÉS DE MINHA POTÊNCIA, EU CRIO OUTRA VEZ.

08ENTRANDO NA NATUREZA MATERIAL, A QUAL É MINHA ENERGIA, REPETIDAMENTE EU CRIO A ORDEM CÓSMICA INTEIRA, JUNTO COM TODAS AS ESPÉCIES DE VIDA; E AUTOMATICAMENTE, POR MINHA VONTADE, TODOS OS SERES VIVOS SE PÕEM SOB O CONTROLE DA NATUREZA MATERIAL.

09Ó DHANANJAYA, TODO ESTE TRABALHO NÃO ME PODE ATAR. EU ESTOU SEMPRE DESAPEGADO, SITUADO COMO SE FOSSE NEUTRO.

10ESTA NATUREZA MATERIAL FUNCIONA SOB MINHA DIREÇÃO, Ó FILHO DE KUNTI, E PRODUZ TODOS OS SERES MÓVEIS E IMÓVEIS. POR SUA ORDEM, ESTA MANIFESTAÇÃO É CRIADA E ANIQUILADA REPETIDAMENTE.

11OS TOLOS ZOMBAM DE MIM QUANDO EU DESCENDO NA FORMA HUMANA. ELES NÃO CONHECEM MINHA NATUREZA TRANSCENDENTAL E MEU DOMÍNIO SUPREMO SOBRE TUDO QUE EXISTE.

12AQUELES QUE ESTÃO ASSIM CONFUNDIDOS SÃO ATRAÍDOS PELAS VISÕES DEMONÍACAS E ATEÍSTAS. NESTA CONDIÇÃO ILUDIDA, SUAS ESPERANÇAS DE LIBERAÇÃO, SUAS ATIVIDADES FRUITIVAS E SEU CULTIVO DE CONHECIMENTO SÃO TOTALMENTE FRUSTRADOS.

13Ó FILHO DE PRTHA, AQUELES QUE NÃO ESTÃO ILUDIDOS, AS GRANDES ALMAS, ESTÃO SOB A PROTEÇÃO DA NATUREZA DIVINA. ELES SE OCUPAM COMPLETAMENTE EM SERVIÇO DEVOCIONAL PORQUE ME CONHECEM COMO A SUPREMA PERSONALIDADE DE DEUS, ORIGINAL E INESGOTÁVEL.

14SEMPRE CANTANDO MINHAS GLÓRIAS, ESFORÇANDO-SE COM GRANDE DETERMINAÇÃO, PROSTRANDO-SE DIANTE DE MIM, ESTAS GRANDES ALMAS ME ADORAM PERPETUAMENTE COM DEVOÇÃO.

15OUTROS, QUE SE OCUPAM NO CULTIVO DE CONHECIMENTO, ADORAM AO SENHOR SUPREMO COMO ÚNICO E INIGUALAVEL , DIVERSIFICADO EM MUITOS E NA FORMA UNIVERSAL.

16MAS EU É QUE SOU O RITUAL, EU SOU O SACRIFICIO, O OFERECIMENTO AOS ANTEPASSADOS, A ERVA MEDICINAL, O CANTO TRANSCENDENTAL. EU SOU A MANTEIGA, O FOGO E O OFERECIMENTO.

17EU SOU O PAI DESTE UNIVERSO, A MÃE, O SUPORTE E O AVÔ. EU SOU O OBJETO DE CONHECIMENTO, O PURIFICADOR E A SÍLABA OM. EU SOU TAMBEM O RG, O SAMA, O ATHARVA, EO YAJUR [VEDAS].

18EU SOU A META, O SUSTENTADOR, O MESTRE, A TESTEMUNHA, A MORADA, O REFÚGIO E O MAIS QUERIDO AMIGO. EU SOU A CRIAÇÃO E A ANIQUILAÇÃO, A BASE DE TUDO, O LUGAR DE DESCANSO E A SEMENTE ETERNA.

19Ó ARJUNA, EU CONTROLO O CALOR, A CHUVA E A SECA. EU SOU A IMORTALIDADE, E EU SOU TAMBEM A MORTE PERSONIFICADA. TANTO A EXISTÊNCIA COMO A INEXISTÊNCIA ESTÃO EM MIM.

20AQUELES QUE ESTUDAM OS VEDAS E BEBEM O SUCO DE SOMA, BUSCANDO OS PLANETAS CELESTIAIS, ME ADORAM INDIRETAMENTE. ELES NASCEM NO PLANETA DE INDRA, ONDE GOZAM DE DELICIAS DIVINAS.

21QUANDO ELES TIVEREM GOZADO DO PRAZER CELESTIAL DOS SENTIDOS, VOLTARÃO A ESTE PLANETA MORTAL OUTRA VEZ. ASSIM, ATRAVÉS DOS PRINCÍPIOS VÉDICOS, ELES SÓ ALCANÇAM FELICIDADE FUGAZ.

22MAS AQUELES QUE ME ADORAM COM DEVOÇÃO, MEDITANDO EM MINHA FORMA TRANSCENDENTAL - PARA ELES EU TRAGO O QUE LHES FALTA E PRESERVO O QUE ELES TÊM.

23TUDO QUE UM HOMEM POSSA SACRIFICAR PARA OUTROS DEUSES, Ó FILHO DE KUNTI, NA REALIDADE DESTINA-SE UNICAMENTE A MIM, MAS É OFERECIDO SEM COMPREENSÃO VERDADEIRA.

24EU SOU O ÚNICO DESFRUTADOR E O ÚNICO OBJETO DE SACRIFÍCIO. AQUELES QUE NÃO RECONHECEM MINHA VERDADEIRA NATUREZA TRANSCENDENTAL, CAEM.

25AQUELES QUE ADORAM AOS SEMIDEUSES NASCERÃO ENTRE OS SEMIDEUSES; AQUELES QUE ADORAM A FANTASMAS E ESPIRITOS NASCERÃO ENTRE TAIS SERES; AQUELES QUE ADORAM AOS ANTEPASSADOS IRÃO TER COM OS ANTEPASSADOS; E AQUELES QUE ME ADORAM VIVERAM COMIGO.

26SE UMA PESSOA ME OFERECER COM AMOR E DEVOÇÃO UMA FOLHA, UMA FLOR, FRUTAS OU ÁGUA, EU ACEITAREI.

27Ó FILHO DE KUNTI, TUDO QUE VOCÊ FIZER, TUDO QUE VOCÊ COMER, TUDO QUE VOCÊ OFERECER OU PRESENTEAR, BEM COMO TODAS AS AUSTERIDADES QUE VOCÊ EXECUTAR, TUDO DEVE SER FEITO COMO UM OFERECIMENTO A MIM.

28DESSA MANEIRA, VOCÊ SE LIBERTARA DE TODOS OS RESULTADOS DAS AÇÕES BOAS E MÁS, E ATRAVES DESTE PRINCIPIO DE RENUNCIA, VOCÊ SE LIBERARÁ DO CATIVEIRO DA AÇÃO E VIRÁ A MIM.

29EU NÃO INVEJO NINGUEM NEM SOU PARCIAL COM NINGUEM. SOU IGUAL PARA TODOS. MAS AQUELE QUE PRESTASERVIÇO A MIM EM DEVOÇÃO É UM AMIGO, ESTÁ EM MIM E EU TAMBEM SOU UM AMIGO PARA ELE.

30MESMO QUE UMA PESSOA COMETA AS AÇÕES MAIS ABOMINÁVEIS, SE ELA ESTIVER OCUPADA EM SERVIÇO DEVOCIONAL , DEVE SER CONSIDERADA SANTA, POR ESTAR DEVIDAMENTE SITUADA.

31ELE RAPIDAMENTE SE TORNA VIRTUOSO E ALCANÇA A PAZ DURADOURA. Ó FILHO DE KUNTI, DECLARE AUDACIOSAMENTE QUE MEU DEVOTO NUNCA PERECE.

32Ó FILHO DE PRTHA, AQUELES QUE SE REFUGIAM EM MIM, AINDA QUANDO SEJAM DE NASCIMENTO INFERIOR – MULHERES, VAISYAS BEM COMO OS SUDRAS - PODEM APROXIMAR-SE DO DESTINO SUPREMO.

33QUÃO SUPERIORES ENTÃO SÃO OS BRAHMANAS, OS VIRTUOSOS, OS DEVOTOS E OS REIS SANTOS QUE NESTE MISERÁVEL MUNDO TEMPORÁRIO SE OCUPAM EM SERVIÇO AMOROSO A MIM.

34OCUPE SUA MENTE SEMPRE EM PENSAR EM MIM , E CONVERTA-SE EM MEU DEVOTO ; OFEREÇA-ME REVERÊNCIAS E ME ADORE. ABSORVENDO-SE COMPLETAMENTE EM MIM SEGURAMENTE VOCÊ VIRÁ A MIM.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Torna-se tão bom e satisfatório quando fazemos aquilo que realmente gostamos, quando compartilhamos momentos alegres e até mesmo os momentos menores com quem realmente gostamos.Um bom exemplo do que eu disse anteriomente, foi o que aconteceu hoje:sempre quando o natal está próximo ou até mesmo o mês de dezembro, minha mãe fica um pouco triste e saudosa, por causa da minha avó que morreu, hoje ela me pediu para colocar o CD do Roberto Carlos, então eu o coloquei e ficamos ela e eu sentadas no sofá sem nada à dizer, ouvindo a música, mas por ela estar ali presente naquele momento que era de tanta paz e luminosidade,valeu muito.
O nosso compartilhamento daquele silêncio, entre nós duas, o que calou se preencheu pelo aconchego do momento.Então ela virou e disse:"Essa música é linda né?! me lembra minha mãe" e eu disse:"É! me lembra você também"